terça-feira, 2 de outubro de 2012

República Checa - Praga


Vista panorâmica de Praga

PRAGA (em checo: Praha) é a capital e a maior cidade da República Checa, situada na margem do Rio Vltava. Conhecida como "cidade das cem cúpulas", Praga é um dos mais tradicionais, mais belos e mais antigos centros urbanos da Europa. Praga é famosa pelo seu extenso patrimônio arquitetônico e rica vida cultural. Importante também como núcleo de transportes e comunicações, é o principal centro econômico e industrial da República Checa. Situada na Boêmia central, a cidade de Praga localiza-se sobre colinas, em ambas as margens do Rio Vltava, pouco antes de sua confluência com o Rio Elba. O curso sinuoso do rio através da cidade, cheia de belas e antigas pontes, contrasta com a presença imponente do grande Castelo de Praga em Hradcany, que domina a capital na margem esquerda (oriental) do Rio Vltava.

Igreja do Loreto - Praga

A história é contada pelo Padre Miguel de Oliveira no seu livro "Lenda e História - Estudos Hagiográficos" (1964). Há uma santa (Svatá Starosta ou Svatá Wilgefortis) cujo culto é observado com devoção, na Igreja do Loreto, em Praga. Em iconografia, abundante, esta Santa é representada com barba e bigode, e crucificada. Svatá Starosta seria filha de um rei lusitano (ou português?) e chamavam-lhe, em família, Vilgeforte - segundo o Padre Miguel de Oliveira. Enamorada do Salvador, a virgem queria consagrar-lhe a sua pureza, mas como era bonita e tinha muitos pretendentes, o pai quis casá-la com o rei da Sicília. Contrariada, a princesa Vilgeforte pediu, então, a Deus que a tornasse feia. E, por milagre, começou a crescer-lhe barba e bigode. O pai, por castigo, mandou crucificá-la. O seu culto começou a desenvolver-se, sobretudo a partir do séc. XIV. O Padre Miguel de Oliveira dá-lhe o nome, em português, de Santa dos Cuidados. O dia 20 de Julho é  consagrado pela Igreja.
 
 

Depois de viver muita história, guerras, incêndios e abrigar famílias importantes, o Castelo continua sendo a sede política do país. O interessante é que ele é aberto à visitação, mesmo sendo a residência oficial do presidente da República Tcheca. A entrada é gratuita. Os visitantes podem circular por dois grandes pátios, pelos jardins, ver a troca da guarda, conhecer a fantástica Catedral de São Vito e a Basílica de São Jorge. Para quem quiser uma visita mais completa, pode-se pagar 250 coroas para ter acesso ao Monastério e a Basílica de São Jorge, algumas salas do Palácio Real e ao Beco do Ouro (rua com casinhas coloridas onde moravam trabalhadores e até Franz Kafla morou lá na casa número 22).
 
Porta dos Gigantes é o nome desta entrada do castelo em função da obra que se ergue imponente sobre as duas pilastras: Luta de Titãs, do escultor Ignác Platzer, feita em 1770.

Praga é famosa por ser um dos grandes centros culturais europeus, ligado a nomes como os compositores Antonín Dvořák e Bedřich Smetana e os escritores Franz Kafka, Rainer Maria Rilke e Jaroslav Hašek.

É o centro editorial do país e possui diversas instituições de ensino superior. A mais famosa é a Universidade de Carlos, fundada no século XIV, sendo também a mais antiga da Europa Central. Merece também destaque a Universidade Técnica de Praga, fundada no século XVIII. Além dessas duas importantes universidades, o sistema de ensino superior da cidade é apoiado pela Academia de Ciências que contribui para o desenvolvimento de diversas áreas de pesquisa. Praga também possui escolas de economia, artes, música, cinema e dança.

Teatro Nacional de Praga
Na capital, existe um grande número de bibliotecas e teatros. Entre os museus de Praga destacam-se o Museu Nacional, de 1818, e os museus técnico,o museu judaico, o museu etnográfico e em particular, o museu de literatura. Uma preciosa coleção do rei Rodolfo II é conservada na Galeria de Arte do Castelo de Praga, (visita obrigatória).A capital checa possui um dos mais belos e conservados patrimônios arquitectônicos da Europa. Isso se deve principalmente ao fato de que a cidade de Praga sofrido relativamente poucos danos durante as duas guerras mundiais. Monumentos, igrejas, suas ruas estreitas e prédios históricos contrastam com as modernas edificações da cidade. Uma das construções mais importantes é o castelo na colina Hradcany, fundado no século XVII, que actualmente serve como a residência presidencial e onde antigamente era habitado pelos reis da Boêmia.
Casarões e Palácios, patrimônios da cidade de Praga
Lateral da Catedral de São Vito, no Palácio de Praga
 

 
Aeroporto a Noite em Praga
Praça Carlos

Jardim do Palácio de Praga

Numerosos monumentos integram a paisagem urbana da capital, composta de lindas ruelas de traçado irregular que contrastam com os novos bairros residenciais, de arquitetura moderna. As partes históricas da cidade são preservadas como monumentos nacionais e é motivo de grande orgulho para os moradores e turistas do undo todo que tem a oportunidade de conhecer esta cidade misteriosa.

Entre os prédios mais importantes destacam-se o Castelo de Praga fortificado na colina Hradcany, construído entre os séculos XIV e século XVII, onde na actualidade mora o presidente da república e antiga residência dos reis da Boêmia. Ao lado do castelo, ergue-se a grande catedral gótica de São Vito (do século XIV) e o Belvedere em estilo renascentista.
 Cidade Antiga de Praga
Praça Venceslau vista do Museu Nacional de Praga
 Em frente ao Museu de Kafka dois homens fazem "xixi" no mapa da República Tcheca em protesto aos políticos corruptos.
 

Um novo país chamado de República Tcheca surge em 1993 quando houve a cisão da República Federal da Tchecoslováquia e nasceram dois países independentes: República da Eslováquia (com a capital Bratislava) e República Tcheca (com a capital Praga). Antes disso, o povo viveu anos amargos sob dominação nazista (1939 - 1945), depois experimentou "o pão que o diabo amassou" nas mãos de ferro dos russos e só se livrou desse calvário na década de 90.

Os tchecos sofreram, mas protestaram e não se aquietaram. Prova disso são alguns "gritos de liberdade" espalhados pelas ruas em forma de arte, como as crianças com rosto desfigurado e sem identidade, os homens que vão definhando e o mapa regado a "xixi".
 

 
Passeio de barco pelo rio Moldavia
Os diferentes e famosos telhados de Prago
Se eu voltaria? Sim, Praga é uma linda cidade que carrega ao longo de sua trajetória histórica, ainda viva tudo que aquele povo judeu viveu.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário