terça-feira, 2 de outubro de 2012

Lisboa - Portugal

Rio Tejo, Lisboa
Lisboa - PT - Rio Tejo

Comece um passeio pelo centro de Lisboa pelo Arco do Triunfo, na Praça do Comércio (mais detalhes sobre a praça ver em Lisboa (parte I). Siga pela rua Augusta até a Praça do Pedro IV, também chamada de praça do Rossio. Neste caminho, você encontrará a poucos metros à direita ruas que levarão até a Sé (catedral de Lisboa, construída em 1150 para o primeiro bispo de Lisboa).
O elevador Santa Justa, no centro antigo de Lisboa
Seguindo algumas quadras, à esquerda, fica o belo Elevador Santa Justa (parecido com o elevador Lacerda, que existe em Salvador na Bahia). Passeie calmamente pelos bairros do centro da cidade, como a Baixa, o Bairro Alto e o Chiado (bairro elegante, onde os lisboetas mais abastados fazem as suas compras).
Lisboa vista do Castelo de São Jorge
Linda! Rustica! Hospitaleira! Amigável! Lusitana  como disse o seu filho Camões! Lisboa é tudo isso e muito mais! Eu sou fá dessa cidade que inspira poesia! O passeio as margens do Rio tejo e já surge um poema, um verso uma música! Linda Lisboa de contrastes rustico, português, Camonês! Vale a pena visitar...eu retornarei!!!
 Praça Pedro IV, também chamada de Praça do Rossio

Da Praça da Figueira é possível observar o Castelo de São Jorge no alto. Ele que já foi a moradia dos monarcas portugueses, serviu mais tarde como teatro, prisão e arsenal. Depois do terremoto de 1755, o castelo ficou em ruínas tendo sido reconstruído a partir de 1938.
Oceanário de Lisboa, o segundo maior do mundo
Para ver e conhecer os 15 mil animais e plantas de mais de 450 espécies diferentes é preciso pelo menos duas horas. Logo na entrada, se vê um grande aquário chamado “oceano global” (que pode ser visto de qualquer ponto do oceanário), com 5 milhões de litros de água salgada. O aquário gigante abriga animais de grande porte e velocidade, como raias, tubarões de dar medo e peixes de cardume como cavalas e xaréus. Para sustentar tanta água, a parede de acrílico tem 27 centímetros de espessura. O interessante é observar esses animais por alguns minutos. É fascinante...



O Parque das Nações é um grandioso complexo criado para a Expo 98 (última exposição mundial do século XX) e abriga o Oceanário de Lisboa, o segundo maior do mundo, entre outras atrações. O lugar é incrível!!! Permite que o visitante se sinta um exímio mergulhador explorando os oceanos.

A capital portuguesa é uma mistura de cidade pequena e metrópole. Bem no centro de Lisboa, é comum encontrar ruas espremidas e casarios antigos com as tradicionais roupas penduradas nos varais, lençóis gigantescos, camisas, calças, toalhas... O bairro da Alfama, por exemplo, tem um colorido inconfundível que é a cara de Portugal. Por outro lado, também é uma cidade ampla, com ruas largas, praças, parques e construções modernas. O interessante é conhecer esses dois lados de Lisboa e entender um pouco este estilo de vida, bastante diferente do restante da Europa e muito semelhante ao nosso.
A Torre de Belém - uma fortaleza no meio do Tejo

A cidade é repleta de atrações. Em Belém, a famosa Torre de Belém às margens do rio Tejo é belíssima tanto durante o dia, quanto à noite. Encomendada por Manuel I, a torre foi erguida para ser uma fortaleza no meio do Tejo a partir de 1515. A construção situava-se, no passado, mais distante da costa e era um marco para os navegadores que regressavam a Lisboa. A Torre de Belém tornou-se símbolo da era expansionista de Portugal.
Monumento aos Descobrimentos, em homenagem a Henrique, o Navegador
Monumento aos Descobrimentos, Homenagem a Henrique, o Navegador

Seguindo ainda pela margem, encontra-se o avião usado por Gago Coutinho na primeira travessia do Oceano Atlântico. Mais adiante fica o Monumento aos Descobrimentos, construído em 1960 para homenagear os 500 anos da morte do patrono dos navegadores, conhecido como Henrique, o Navegador. Ele é representado pela primeira escultura do monumento. Na face leste, é possível ver Vasco da Gama (o terceiro) e Pedro Álvares Cabral (o quinto, que está com a barba mais longa). No chão um enorme painel mostra as rotas dos descobrimentos dos portugueses nos séculos XV e XVI.

Mosteiro dos Jerônimos - Lisboa PT
 Mosteiro dos Jerônimos -   Arquitetura Manuelina
O mosteiro foi erguido a partir de 1501, após o retorno de Vasco da Gama das Índias, e financiado, em grande parte, pelos lucros do comércio de especiarias, pedras preciosas e ouro. É nele que estão os túmulos do navegador Vasco da Gama e de algumas pessoas da família real portuguesa, entre eles o do rei Manuel I e o de sua esposa Dona Maria.


Uma delícia legitimamente portuguesa, os tradicionais pastéis de Belém
  Pastéis de Belém...Hummmmmmmm! Delícias!
Na rua de Belém, a poucos metros do Mosteiro dos Jerônimos, fica a famosa confeitaria Pastéis de Belém que desde 1837 produz os legítimos pastéis homônimos, um doce que não tem nada a ver com os nossos pastéis brasileiros, mas que é uma delícia. Parece uma empada folhada recheada com creme de baunilha, servida com um toque de canela. O lugar é concorridíssimo e vende diariamente mais de 10 mil pastéis. Inacreditável! Realmente é muito gostoso, vale a pena provar...

Rio Tejo - Lisboa - PT
Tejo é o rio mais extenso da Península Ibérica. A sua bacia hidrográfica é a terceira mais extensa na península, atrás do rio Douro e do rio Ebro. Nasce em Espanha - onde é conhecido como Tajo.
Castelo de São Jorge - Lisboa PT
Castelo de São Jorge - Lisboa PT
Ao longo do tempo o castelo, assim como as diversas estruturas militares de Lisboa, foi sendo remodelado, ao ponto de na primeira metade do século XX estar já em avançado estado de ruína. Na década de 1940 foram empreendidas monumentais obras de reconstrução, levantando-se grande parte dos muros e alteando-se muitas das torres. Por esse motivo, ao contrário do que se poderia pensar à primeira vista, o "carácter medieval" deste conjunto militar deve-se a esta campanha de reconstrução, e não à preservação do espaço do castelo desde a Idade Média até aos nossos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário