quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Portugal - Lisboa...Sintra...Cascais...Fatima...Marvão

Lisboa - Uma cidade lendária com mais de 20 seculos de história


Lisboa realmente é a cidade portuguesa das maravilhas e dos pontos turísticos, e o Castelo de São Jorge não poderia ficar de fora de nenhum roteiro de viagem. O local já foi conhecido como Castelo dos Mouros e fica em uma alta colina, proporcionando aos visitantes uma bela imagem da cidade e do estuário do rio Tejo.

Bairro Chiado - Lisboa PT
A Praça do Comércio é uma das mais majestosas praças de Lisboa e do Mundo. Situada frente ao Rio Tejo, a Praça do Comércio parece querer fazer inveja à beleza do rio, à sua dimensão e cor hipnotizante.
Esta é uma das maiores Praças da Europa, com cerca de 36000m² (180m x 200m). O seu nome “Terreiro do Paço” vem de outros tempos, quando albergava na ala ocidental, desde o século XVI, o Palácio dos Reis de Portugal, e a sua magnífica Biblioteca de mais de 70.000 volumes. Destruídos irremediavelmente no Terramoto de 1755, esta Praça tornou-se no elemento fundamental do plano do Marquês de Pombal, Ministro do Rei D. José I, que escolheu privilegiar e valorizar a classe comercial, financeira e burguesa que muito contribuiu para a reconstrução da Lisboa pós-terramoto, daí o nome de “Praça do Comércio“. 

Castelo de São Jorge - Lisboa


O Castelo de São Jorge era uma fortificação construída para proteger as tropas durante a Guerra Santa. Ela sofreu várias invasões, mas resiste até hoje como monumento histórico de Portugal.
O Castelo foi classificado como Monumento Nacional em 16 de Junho de 1910. Passou também por todo um processo de restauração para voltar com as suas características medievais, já que o local sofreu tanto com as guerras, como com os terremotos que atingiram Lisboa. É um dos locais mais visitados pelos turistas que desembarcam em Lisboa.

Marvão
Marvão - Portugal
Castelo de Marvão - Portalegre
Castelo de Marvão
Portugal foi durante muito tempo uma monarquia e é de se esperar que o país tenha inúmeros castelos que abrigavam os reis e os nobres e que serviam também como instrumento de defesa do território. Em Portugal você pode encontrar alguns desses castelos e um deles fica na vila de Marvão.



O primeiro nobre a ocupar o castelo foi D. Afonso Henriques, que tomou as terras dos mouros em 1166. Mais tarde, uma carta enviada por D. Sancho II determinava que Dom Afonso protegesse aquelas terras portuguesas. Mais tarde, D. Afonso III doou as terras para os cavaleiros da Ordem de Malta. Quando D. Dinis iniciou o reinado, o Castelo de Marvão se viu envolvido em uma disputa, que resultou em uma ampliação dos reforços de defesa com a construção de uma torre.
As decorrentes disputas fizeram com que o Castelo de Marvão tivesse suas defesas e muros reforçados. Tudo isso não impediu que os espanhóis a conquistassem no início do século XVIII, mas foi retomada logo em seguida. Depois de várias ocupações, inclusive dos franceses, o Castelo de Marvão passou a ser território de Portugal. O Castelo de Marvão é classificado desde 1922, como Monumento Nacional. Foram feitas uma série de reformas, restaurações e limpezas para que o Castelo de Marvão original fosse recuperado e assim preservado.


Mosteiro dos Jerônimos -Lisboa -  Belém - PT

Situado em Belém, a dois passos do Tejo, o Mosteiro dos Jerónimos, que alberga os túmulos de D. Manuel I, D. João III e do cardeal D. Henrique assim como, desde o final de Oitocentos, os de Luís de Camões e de Vasco da Gama foi sede da Ordem de São Jerónimo. 

Erguido no século XVI, constitui um dos mais importantes monumentos do manuelino, com mão de mestres de grande nomeada, designadamente Diogo de Boitaca, Francisco de Arruda, Jerónimo de Ruão e João de Castilho. A parcela manuelina do monumento engloba a igreja, o claustro, a sacristia e o refeitório, mas existem outros estilos no complexo, como o maneirista, presente na capela-mor e forro do transepto, o revivalista, no remate da torre, antigo dormitório e sala do capítulo, e o modernista, na ala este do anexo e Biblioteca da Marinha. 


Ficheiro:Torre de Belem 1.JPG
Torre de Belém - Lisboa

Construída estrategicamente na margem norte do rio Tejo, entre 1514 e 1520, para defesa da barra de Lisboa, é uma das jóias da arquitectura do reinado de D. Manuel I.
No conjunto arquitectónico podemos separar dois corpos distintos, modelos da arquitectura militar: a torre de menagem medieval e o baluarte moderno que, com dois níveis para disparo de artilharia, permitia um tiro de maior alcance, rasante e em ricochete sobre a água.
A Torre de Belém é um referente cultural, um símbolo da especificidade do país que passa pelo diálogo privilegiado com outras culturas e civilizações. Guardiã da nossa Individualidade e Universalidade, viu este estatuto confirmado quando, em 1983, foi classificada pela UNESCO como "Património Cultural de toda a Humanidade".


Oceanário de Lisboa - PT


O Oceanário de Lisboa abriga o segundo maior aquário da Europa. Lá você encontra mais de 500 espécies, como pinguins, lontras, peixe-lua, polvo-gigante e peixe-palhaço. Crianças e adultos podem se sentir como se estivessem no fundo do mar e observar os animais bem de perto.
Oceanário de Lisboa - PT



Parque das Nações

Sintra
Entrada do Santuário de Fátima - Portugal
Santuário de Fátima - PT
Marvão - PT
Cassino Estoril
Praia do Guincho

Nenhum comentário:

Postar um comentário