sábado, 30 de março de 2019

Liberdade - Um pouco do Japão em São Paulo

Resultado de imagem para bairro da liberdade em são paulo
O bairro da Liberdade, em São Paulo, é o maior reduto da comunidade japonesa na cidade. Por isso, caminhar pelas ruas do distrito é como estar no próprio Japão. Além das lanternas e letreiros orientais que chamam a atenção nas ruas, o destaque fica com o comércio local, com lojas, bares, karaokês e restaurantes que transportam o visitante para a Terra do Sol Nascente.

Turistando.com


1- Conhecer mais sobre a Imigração Japonesa
O Museu Histórico da Imigração Japonesa localizado no prédio do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social e mantido pelo mesmo, é o maior museu sobre a imigração japonesa e possui mais de 97.000 itens no seu acervo pertencentes aos imigrantes, que vão de objetos, diários, pinturas, documentos e muito mais, é uma ótima oportunidade de saber mais sobre a imigração japonesa, desde a chegada dos imigrantes no Brasil até os dias atuais.
o-que-fazer-na-liberdade
2 – Aproveitar a gastronomia
Lugares onde comer na Liberdade é o que não falta, por isso aproveitar a sua gastronomia é algo que não se deve deixar de fazer na Liberdade, entre as melhores escolhas está o Espaço Kazu, no complexo gastronômico você encontra no térreo o Izakaya Kazu que apresenta variadas opções de pratos japoneses tradicionais, no piso superior está o Kazu Cake, com sobremesas típicas japonesas e ainda  no mesmo andar o Meu Udon especializado em massas artesanais.

o-que-fazer-na-liberdade
Izakaya Kazu no Espaço Kazu
3 – Explorar lugares poucos conhecidos

O bairro da liberdade esconde lugares poucos conhecidos em São Paulo, mas que são importantes para a história da cidade e do bairro, como a Chácara Tabatinguera que foi umas das primeiras regiões ocupadas no bairro e onde foi erguido o Palacete Conde de Sarzedas, que também é conhecido comoPalacete do Amor, no local atualmente funciona o Museu do Tribunal da Justiça de São Paulo, as visitas monitoradas são gratuitas e acontecem de segunda a sexta das 11h ás 17h e devem ser agendadas com a coordenadoria do museu.

o-que-fazer-na-liberdade
Palacete Conde de Sarzedas

Outras atrações pouco conhecidas mas que vale está no seu roteiro de o que fazer na Liberdade, são as suas igrejas, entre elas a Igreja Menino Jesus e Santa Luzia, Igreja de São Gonçalo e a Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados, que apesar de pequenas apresentam um beleza bem singular.

o-que-fazer-na-liberdade
Igreja Menino Jesus e Santa Luzia

3 – Fazer compras
Difícil visitar o bairro da liberdade e não fazer uma comprinha, o bairro se consagrou pelo comércio e você encontra as mais variadas opções de compras. Os mercados com itens exclusivos japonês, muitos deles importados fazem sucesso e vale encarar os corredores apertados, na rua Galvão Bueno estão oEmpório Azuki, o MarukaiCasa Bueno e Merceria Towa.
o-que-fazer-na-liberdade
4 – Relaxar no meio do agito
A Liberdade é uns dos bairros mais movimentados de São Paulo, principalmente nos finais de semana, onde é até difícil caminhar nas suas calçadas sem esbarrar em ninguém, mas no meio do agito do bairro na Rua Galvão Bueno se encontra o Jardim Oriental, que conta com muito verde, um lago com carpas e tranquilidade, onde você até esquece que está em umas das ruas mais visitadas do bairro.

o-que-fazer-na-liberdade
Jardim Oriental

5 – Desfrutar os festivais orientais
Durante o ano acontecem diversos festivais orientais no bairro da Liberdade e não é só festivais japoneses, outras culturas orientais também marcam presença e o melhor é que são gratuitos, a Praça da Liberdade é palco dos festivais dos bairro mas eles pode se estender para outra ruas da Liberdade, se estiver visitando o bairro durantes esses festivais é uma excelente opção de o que fazer na Liberdade. 

o-que-fazer-na-liberdade
Foto: Dario Oliveira

Em Janeiro a fevereiro acontece o Festival do Ano Novo Chinês, em abril é a vez do Festival das Floresque celebra o aniversário do Buda, em maio ou junho o Campeonato do Sumô, seleciona os participantes para representar o Brasil no campeonato internacional, em julho ocorre o Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas), em dezembro dois festivais tomam conta da Liberdade o Toyo Matsurique enfeita o bairro com as bandeiras norobi e Moti Tsuki Matsuri (Festival do Bolinho da Prosperidade), que marca a passagem do ano.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário