terça-feira, 2 de outubro de 2012

Suiça - Berna - Zurique - Lucerne

 
Berna - a mais acolhedora cidade Suíça, ao fundo um relógio, simbolo da cidade
 
A Suiça é um país de sonho. É um reino pequenino, mas com muitas faces. Picos espetaculares cobertos de neve, vales deslumbrantes, lagos cristalinos cheios de cisnes, cidades tranquilas, muito chocolate, o melhor fondue do mundo, uma arquitetura tão charmosa que remete a um mundo encantado e tudo isso conectado por uma malha ferroviária excelente. Para completar, é cercada por uma vizinhança poderosa: Alemanha, França, Itália, Áustria e Liechtenstein.
 
 Vista Panorâmica de Berna - Suiça
 
Berna, a capital da Suíça, só não é mais silenciosa que o topo gelado das montanhas. Quem chega aqui esperando uma cidade agitada logo leva uma surpresa. Mas a falta de ruído de Berna não tem nada de assustador, na verdade, é tranquilizante e agradável, principalmente à noite, quando o silêncio é quase absoluto.A cidade conta com 350 mil habitantes. Do alto, se tem a vista do lago Aare, com a água de um azul esverdeado maravilhoso. O maior movimento se vê mesmo no centro histórico da cidade, Patrimônio Mundial da Humanidade. São várias ruelas com belas construções ricamente preservadas. O que atrapalha um pouco a visão é um emaranhado de fios que ficam no alto e que alimentam os ônibus e bondes elétricos. Mas pelo menos o ar é mais puro.
 
 
Berna - Patrimonio Cultural da Humanidade
 
Entre as figuras históricas ilustres encontram-se o cientista Albrecht von Haller, o poeta Jeremias Gotthelf, o escultor Bernhard Luginbühl e os pintores Ferdinand Hodler e Paul Klee.
O físico de origem alemã Albert Einstein desenvolveu sua Teoria da Relatividade em Berna.
 
 
 
ZURIQUE
 
 
Zurique é o centro financeiro da Suíça e uma das bolsas de valores mais importantes da Europa e sede de numerosos bancos, tais como o UBS e o Credit Suisse, seguradoras e empresas de alta tecnologia. Atualmente, cerca de um quarto das atividades da cidade são ligadas ao setor financeiro.

 
Um dos Fatores que ajudam a atrair investimentos na região de Zurique são os baixos impostos e a possibilidade de grande empresas fazerem acordos com as autoridades para conseguirem impostos personalizados.

 
 
 
Em 2011, foi considerada pela pesquisa anual Mercer Human Resource, a cidade com a melhor qualidade de vida do mundo, mas é também uma das cidades mais caras do mundo.

LUCERNE
 
Lucerne é a cidade mais populosa da Suiça, no Cantão de mesmo nome, com cerca de 76.156 habitantes.Localizada no centro-norte da Suíça , na parte de língua alemã do país, situada a 436 metros de altitude.
 
Situada nas margens do rio Reuss e banhada pelo Lago dos Quatro Cantões, é também um dos principais centros turísticos do país e sede de festivais internacionais de música.
Ponte da Capela - a mais famosa da cidade
 
Os monumentos principais de Lucerna são: restos de fortificações medievais, Torre da Água (construída cerca 1300), pontes de madeira (como a de Kapellbrücke) das mais antigas da Europa, igrejas dos Franciscanos (c. 1200) e dos Jesuítas (1560) e a câmara municipal de estilo renascentista. Como a cidade atravessada pelo rio Reuss onde drena o lago, possui várias pontes.
O mais famosa é a Ponte da Capela, ponte de madeira, originalmente construído em 1333, embora grande parte dela teve que ser substituído após um incêndio em 18 de agosto de 1993.
  

 Acima, as torres medievais da Museggmauer mais altas do que os prédios modernos.
Lucerne
 
É possível conhecer a cidade por um passeio a pé, as principais atrações estão localizadas numa distância de apenas algumas quadras. O passeio é sugerido por um mapa disponível no escritório de informações turísticas na estação central. Caminhando pelo centro, o turista se depara com as seculares fontes d’água que dão um charme e um ar colonial à capital. Uma delas é um tanto quanto estranha, Ogro (Kindlifresser), um monstro, aparece comendo criancinhas. As outras fontes são menos assustadoras e bastante interessantes também.
 
 
 A Igreja Hof - estilo gótico com suas elegantes torres
A igreja jesuíta de São Francisco Xavier -  Ela foi a primeira igreja barroca a ser construída nos Alpes. Foi feita no século XVII. Hoje, ela não é mais usada como igreja, apenas mantém a fachada preservada.
 
  
Igreja jesuíta de São Francisco Xavier.


Outro local bastante visitado na cidade é o Monumento do Leão. Um felino agonizando com uma lança cravada no dorso foi esculpido em uma rocha de pedra sabão, em 1821, como uma homenagem aos guardas suiços que morreram em Paris na época da Revolução Francesa. Fica um pouco distante do centro, mas dá para ir andando facilmente. O caminho mais fácil é pela Zurichstrasse - uma das principais ruas comerciais da cidade.
Os prédios na beira do rio Reuss são repletos de bares e restaurantes
 
Depois de tanto encanto peculiares da arquitetura na Suiça, e quando a fome apertar...sim, porque não podemos falar em cansar! Escolha e sente - se num dos tantos restaurantes da cidade e escolha o que o seu paladar desejar...afinal mesmo estando em outro continente e mesmo que este seja o europeu, escolha...liberdade em primeiro lugar!!Que tal começar por fatias de queijo alpino derretido sobre pão rústico e em seguida o prato tradicional da região, o Lozarner Chügelipastetli, uma espécie de empadão redondo recheado com um ensopado de carne de vitela picadinha com cogumelos. De sobremesa, talvez o pão de pêras, uma versão local do strudel, mas se preferir também pode ser a vez de um bom chocolate. Fique a vontade...como disse a liberdade em primeiro lugar!
 

 
LUGANO



Lago Lugano



 
Mapa da Suiça
INFORMAÇÕES ÚTEIS

Moeda: Franco suiço


Idioma: Alemão
Fuso horário: 4 horas à frente do Brasil
Documentos: apenas passaporte, não é preciso visto de entrada para quem permanecer até 90 dias no país.
Meio de transporte mais prático: trem


Lisboa - Portugal

Rio Tejo, Lisboa
Lisboa - PT - Rio Tejo

Comece um passeio pelo centro de Lisboa pelo Arco do Triunfo, na Praça do Comércio (mais detalhes sobre a praça ver em Lisboa (parte I). Siga pela rua Augusta até a Praça do Pedro IV, também chamada de praça do Rossio. Neste caminho, você encontrará a poucos metros à direita ruas que levarão até a Sé (catedral de Lisboa, construída em 1150 para o primeiro bispo de Lisboa).
O elevador Santa Justa, no centro antigo de Lisboa
Seguindo algumas quadras, à esquerda, fica o belo Elevador Santa Justa (parecido com o elevador Lacerda, que existe em Salvador na Bahia). Passeie calmamente pelos bairros do centro da cidade, como a Baixa, o Bairro Alto e o Chiado (bairro elegante, onde os lisboetas mais abastados fazem as suas compras).
Lisboa vista do Castelo de São Jorge
Linda! Rustica! Hospitaleira! Amigável! Lusitana  como disse o seu filho Camões! Lisboa é tudo isso e muito mais! Eu sou fá dessa cidade que inspira poesia! O passeio as margens do Rio tejo e já surge um poema, um verso uma música! Linda Lisboa de contrastes rustico, português, Camonês! Vale a pena visitar...eu retornarei!!!
 Praça Pedro IV, também chamada de Praça do Rossio

Da Praça da Figueira é possível observar o Castelo de São Jorge no alto. Ele que já foi a moradia dos monarcas portugueses, serviu mais tarde como teatro, prisão e arsenal. Depois do terremoto de 1755, o castelo ficou em ruínas tendo sido reconstruído a partir de 1938.
Oceanário de Lisboa, o segundo maior do mundo
Para ver e conhecer os 15 mil animais e plantas de mais de 450 espécies diferentes é preciso pelo menos duas horas. Logo na entrada, se vê um grande aquário chamado “oceano global” (que pode ser visto de qualquer ponto do oceanário), com 5 milhões de litros de água salgada. O aquário gigante abriga animais de grande porte e velocidade, como raias, tubarões de dar medo e peixes de cardume como cavalas e xaréus. Para sustentar tanta água, a parede de acrílico tem 27 centímetros de espessura. O interessante é observar esses animais por alguns minutos. É fascinante...



O Parque das Nações é um grandioso complexo criado para a Expo 98 (última exposição mundial do século XX) e abriga o Oceanário de Lisboa, o segundo maior do mundo, entre outras atrações. O lugar é incrível!!! Permite que o visitante se sinta um exímio mergulhador explorando os oceanos.

A capital portuguesa é uma mistura de cidade pequena e metrópole. Bem no centro de Lisboa, é comum encontrar ruas espremidas e casarios antigos com as tradicionais roupas penduradas nos varais, lençóis gigantescos, camisas, calças, toalhas... O bairro da Alfama, por exemplo, tem um colorido inconfundível que é a cara de Portugal. Por outro lado, também é uma cidade ampla, com ruas largas, praças, parques e construções modernas. O interessante é conhecer esses dois lados de Lisboa e entender um pouco este estilo de vida, bastante diferente do restante da Europa e muito semelhante ao nosso.
A Torre de Belém - uma fortaleza no meio do Tejo

A cidade é repleta de atrações. Em Belém, a famosa Torre de Belém às margens do rio Tejo é belíssima tanto durante o dia, quanto à noite. Encomendada por Manuel I, a torre foi erguida para ser uma fortaleza no meio do Tejo a partir de 1515. A construção situava-se, no passado, mais distante da costa e era um marco para os navegadores que regressavam a Lisboa. A Torre de Belém tornou-se símbolo da era expansionista de Portugal.
Monumento aos Descobrimentos, em homenagem a Henrique, o Navegador
Monumento aos Descobrimentos, Homenagem a Henrique, o Navegador

Seguindo ainda pela margem, encontra-se o avião usado por Gago Coutinho na primeira travessia do Oceano Atlântico. Mais adiante fica o Monumento aos Descobrimentos, construído em 1960 para homenagear os 500 anos da morte do patrono dos navegadores, conhecido como Henrique, o Navegador. Ele é representado pela primeira escultura do monumento. Na face leste, é possível ver Vasco da Gama (o terceiro) e Pedro Álvares Cabral (o quinto, que está com a barba mais longa). No chão um enorme painel mostra as rotas dos descobrimentos dos portugueses nos séculos XV e XVI.

Mosteiro dos Jerônimos - Lisboa PT
 Mosteiro dos Jerônimos -   Arquitetura Manuelina
O mosteiro foi erguido a partir de 1501, após o retorno de Vasco da Gama das Índias, e financiado, em grande parte, pelos lucros do comércio de especiarias, pedras preciosas e ouro. É nele que estão os túmulos do navegador Vasco da Gama e de algumas pessoas da família real portuguesa, entre eles o do rei Manuel I e o de sua esposa Dona Maria.


Uma delícia legitimamente portuguesa, os tradicionais pastéis de Belém
  Pastéis de Belém...Hummmmmmmm! Delícias!
Na rua de Belém, a poucos metros do Mosteiro dos Jerônimos, fica a famosa confeitaria Pastéis de Belém que desde 1837 produz os legítimos pastéis homônimos, um doce que não tem nada a ver com os nossos pastéis brasileiros, mas que é uma delícia. Parece uma empada folhada recheada com creme de baunilha, servida com um toque de canela. O lugar é concorridíssimo e vende diariamente mais de 10 mil pastéis. Inacreditável! Realmente é muito gostoso, vale a pena provar...

Rio Tejo - Lisboa - PT
Tejo é o rio mais extenso da Península Ibérica. A sua bacia hidrográfica é a terceira mais extensa na península, atrás do rio Douro e do rio Ebro. Nasce em Espanha - onde é conhecido como Tajo.
Castelo de São Jorge - Lisboa PT
Castelo de São Jorge - Lisboa PT
Ao longo do tempo o castelo, assim como as diversas estruturas militares de Lisboa, foi sendo remodelado, ao ponto de na primeira metade do século XX estar já em avançado estado de ruína. Na década de 1940 foram empreendidas monumentais obras de reconstrução, levantando-se grande parte dos muros e alteando-se muitas das torres. Por esse motivo, ao contrário do que se poderia pensar à primeira vista, o "carácter medieval" deste conjunto militar deve-se a esta campanha de reconstrução, e não à preservação do espaço do castelo desde a Idade Média até aos nossos dias.

República Checa - Praga


Vista panorâmica de Praga

PRAGA (em checo: Praha) é a capital e a maior cidade da República Checa, situada na margem do Rio Vltava. Conhecida como "cidade das cem cúpulas", Praga é um dos mais tradicionais, mais belos e mais antigos centros urbanos da Europa. Praga é famosa pelo seu extenso patrimônio arquitetônico e rica vida cultural. Importante também como núcleo de transportes e comunicações, é o principal centro econômico e industrial da República Checa. Situada na Boêmia central, a cidade de Praga localiza-se sobre colinas, em ambas as margens do Rio Vltava, pouco antes de sua confluência com o Rio Elba. O curso sinuoso do rio através da cidade, cheia de belas e antigas pontes, contrasta com a presença imponente do grande Castelo de Praga em Hradcany, que domina a capital na margem esquerda (oriental) do Rio Vltava.

Igreja do Loreto - Praga

A história é contada pelo Padre Miguel de Oliveira no seu livro "Lenda e História - Estudos Hagiográficos" (1964). Há uma santa (Svatá Starosta ou Svatá Wilgefortis) cujo culto é observado com devoção, na Igreja do Loreto, em Praga. Em iconografia, abundante, esta Santa é representada com barba e bigode, e crucificada. Svatá Starosta seria filha de um rei lusitano (ou português?) e chamavam-lhe, em família, Vilgeforte - segundo o Padre Miguel de Oliveira. Enamorada do Salvador, a virgem queria consagrar-lhe a sua pureza, mas como era bonita e tinha muitos pretendentes, o pai quis casá-la com o rei da Sicília. Contrariada, a princesa Vilgeforte pediu, então, a Deus que a tornasse feia. E, por milagre, começou a crescer-lhe barba e bigode. O pai, por castigo, mandou crucificá-la. O seu culto começou a desenvolver-se, sobretudo a partir do séc. XIV. O Padre Miguel de Oliveira dá-lhe o nome, em português, de Santa dos Cuidados. O dia 20 de Julho é  consagrado pela Igreja.
 
 

Depois de viver muita história, guerras, incêndios e abrigar famílias importantes, o Castelo continua sendo a sede política do país. O interessante é que ele é aberto à visitação, mesmo sendo a residência oficial do presidente da República Tcheca. A entrada é gratuita. Os visitantes podem circular por dois grandes pátios, pelos jardins, ver a troca da guarda, conhecer a fantástica Catedral de São Vito e a Basílica de São Jorge. Para quem quiser uma visita mais completa, pode-se pagar 250 coroas para ter acesso ao Monastério e a Basílica de São Jorge, algumas salas do Palácio Real e ao Beco do Ouro (rua com casinhas coloridas onde moravam trabalhadores e até Franz Kafla morou lá na casa número 22).
 
Porta dos Gigantes é o nome desta entrada do castelo em função da obra que se ergue imponente sobre as duas pilastras: Luta de Titãs, do escultor Ignác Platzer, feita em 1770.

Praga é famosa por ser um dos grandes centros culturais europeus, ligado a nomes como os compositores Antonín Dvořák e Bedřich Smetana e os escritores Franz Kafka, Rainer Maria Rilke e Jaroslav Hašek.

É o centro editorial do país e possui diversas instituições de ensino superior. A mais famosa é a Universidade de Carlos, fundada no século XIV, sendo também a mais antiga da Europa Central. Merece também destaque a Universidade Técnica de Praga, fundada no século XVIII. Além dessas duas importantes universidades, o sistema de ensino superior da cidade é apoiado pela Academia de Ciências que contribui para o desenvolvimento de diversas áreas de pesquisa. Praga também possui escolas de economia, artes, música, cinema e dança.

Teatro Nacional de Praga
Na capital, existe um grande número de bibliotecas e teatros. Entre os museus de Praga destacam-se o Museu Nacional, de 1818, e os museus técnico,o museu judaico, o museu etnográfico e em particular, o museu de literatura. Uma preciosa coleção do rei Rodolfo II é conservada na Galeria de Arte do Castelo de Praga, (visita obrigatória).A capital checa possui um dos mais belos e conservados patrimônios arquitectônicos da Europa. Isso se deve principalmente ao fato de que a cidade de Praga sofrido relativamente poucos danos durante as duas guerras mundiais. Monumentos, igrejas, suas ruas estreitas e prédios históricos contrastam com as modernas edificações da cidade. Uma das construções mais importantes é o castelo na colina Hradcany, fundado no século XVII, que actualmente serve como a residência presidencial e onde antigamente era habitado pelos reis da Boêmia.
Casarões e Palácios, patrimônios da cidade de Praga
Lateral da Catedral de São Vito, no Palácio de Praga
 

 
Aeroporto a Noite em Praga
Praça Carlos

Jardim do Palácio de Praga

Numerosos monumentos integram a paisagem urbana da capital, composta de lindas ruelas de traçado irregular que contrastam com os novos bairros residenciais, de arquitetura moderna. As partes históricas da cidade são preservadas como monumentos nacionais e é motivo de grande orgulho para os moradores e turistas do undo todo que tem a oportunidade de conhecer esta cidade misteriosa.

Entre os prédios mais importantes destacam-se o Castelo de Praga fortificado na colina Hradcany, construído entre os séculos XIV e século XVII, onde na actualidade mora o presidente da república e antiga residência dos reis da Boêmia. Ao lado do castelo, ergue-se a grande catedral gótica de São Vito (do século XIV) e o Belvedere em estilo renascentista.
 Cidade Antiga de Praga
Praça Venceslau vista do Museu Nacional de Praga
 Em frente ao Museu de Kafka dois homens fazem "xixi" no mapa da República Tcheca em protesto aos políticos corruptos.
 

Um novo país chamado de República Tcheca surge em 1993 quando houve a cisão da República Federal da Tchecoslováquia e nasceram dois países independentes: República da Eslováquia (com a capital Bratislava) e República Tcheca (com a capital Praga). Antes disso, o povo viveu anos amargos sob dominação nazista (1939 - 1945), depois experimentou "o pão que o diabo amassou" nas mãos de ferro dos russos e só se livrou desse calvário na década de 90.

Os tchecos sofreram, mas protestaram e não se aquietaram. Prova disso são alguns "gritos de liberdade" espalhados pelas ruas em forma de arte, como as crianças com rosto desfigurado e sem identidade, os homens que vão definhando e o mapa regado a "xixi".
 

 
Passeio de barco pelo rio Moldavia
Os diferentes e famosos telhados de Prago
Se eu voltaria? Sim, Praga é uma linda cidade que carrega ao longo de sua trajetória histórica, ainda viva tudo que aquele povo judeu viveu.