domingo, 3 de junho de 2012

Sintra - Portugal

Panorâmica de Sintra - Portugal 

A pequena cidade de Sintra tem 23 mil habitantes e no seu auge era o local preferido de veraneio dos reis portugueses. O centro histórico é cheio de agradáveis restaurantes e vielas estreitas. É nele também que fica o Palácio Nacional de Sintra, que chama a atenção por suas enormes chaminés gêmeas. As outras atrações da cidade ficam mais distantes do centro e para visitar tudo o ideal é alugar um carro já que Sintra é repleta de colinas e fazer todo o trajeto a pé além de tomar muito tempo é bastante cansativo. Outra opção bem mais charmosa é conhecer a cidade em deliciosos passeios de charrete ou a cavalo.

Palácio de Pena - Sintra - PT
Palácio de Pena - Sintra - PT







Palácio Nacional de Sintra Local: Sintra Foto: José Manuel
Palácio Nacional de Sintra

O Palácio Nacional de Sintra é o único entre os palácios reais medievais em Portugal e construção de mais característico da cidade. Começando com primeiras dinastias do país, Sintra foi um dos lugares preferidos de Português reis e rainhas, embora o palácio que podemos ver hoje deve sua existência a uma iniciativa de D. João I, que o reconstruiu, e Dom Manuel I, que enriqueceram caráter decorativo do edifício e acrescentou uma nova ala. Vale a pena visitar o interior do palácio, onde você certamente vai encontrar um pouco mais sobre a história de Portugal.
Sobre duas colinas, o Palácio dos Mouros sempre imponente

O Palácio Nacional de Sintra é considerado a mais importante construção áulico-realenga de Portugal e foi erguido em duas etapas. A primeira no reinado de D. João I, no final do século XIV, responsável pelo corpo central do edifício, e a segunda no reinado de D. Manuel I, que ampliou a obra e enriqueceu seu interior. Atualmente o Palácio Nacional possui a mais significativa coleção de azulejos mudéjares do mundo, herança dos mouros, povo do norte da África que por muito tempo viveu nestas terras. Além dos reis que passavam o verão no Palácio, figuras ilustres como os escritores Luís de Camões e João de Barros também se hospedaram aqui. O Paço Real, como também é conhecido, tornou-se refúgio de verão preferido pela Corte e continuou sendo usado como residência da realeza até 1880.

A arquitetura de Sintra e seu forte estilo manuelino

Mas o Palácio também traz histórias macabras, como a do rei Afonso VI que viveu durante nove anos preso em um dos cômodos enquanto seu irmão Dom Pedro lhe roubava o trono e a esposa, alegando que Afonso VI era louco. Hoje em dia paira a dúvida se Afonso VI era realmente louco ou se seu irmão é que era louco de esperto. Seja como for, as grades na janela continuam no mesmo lugar e podem ser vistas pelo turista.
As chaminés gêmeas marcam o Palácio Nacional
 Palácio Nacional

Além do Palácio Nacional de Sintra, atrações como o Palácio da Pena (construído no século XIX para Ferdinando, rei consorte de Maria II), o Castelo dos Mouros (do século VIII) e a Quinta da Regaleira formam o principal circuito turístico da cidade. A arquitetura destes prédios é caracterizada pelo estilo mourisco. Os riquíssimos azulejos dos séculos XVI-XVII pintados à mão estão presentes em quase todas as paredes.
Na Quinta da Regaleira, um banquete para os olhos
 Quinta da Regaleira

O Palácio Nacional da Pena fica no alto da Serra de Sintra e o acesso é feito de carro até uma etapa e o restante do percurso em um ônibus da empresa privada que toma conta do local. Em estilo romântico português e de grande importância histórica, abriga hoje em dia concertos de música clássica e exposições.

O colorido se espalha por toda a cidade, inclusive nos telhados
Castelo dos Mouros

Construído no século VIII pelos mouros, durante sua ocupação, o Castelo dos Mouros está sobre dois cumes da Serra de Sintra. Conquistado definitivamente, depois de várias tentativas, por D. Afonso Henriques, em 1147, ali foi construída a primeira capela cristã do Conselho, dedicada a São Pedro. Para visitar o local é preciso fazer caminhadas que levam em média 40 minutos entre os bosques de Sintra. Roupas e sapatos confortáveis ajudam na caminhada.
O Palácio e Quinta da Regaleira são formados por jardins, poços, torres, lagos, estátuas e grutas, considerados pelos portugueses componentes de um percurso alquímico e sagrado.
Desde 1995, a cidade é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

Praia do Guincho

Ponto mais ocidental do Continente Europeu


Sintra - PT


Fátima - Portugal

Fátima é um lugar que atrai muitos brasileiros. São muitas as famílias que têm devoção por Nossa Senhora de Fátima e este fenômeno talvez seja cultural, já que nossa proximidade dos portugueses é grande. A Virgem apareceu para três pequenos pastores em 13 de maio de 1917 na Oca da Iria. Lucia de Jesus e os irmãos Jacinta e Francisco Marto, então com 10, 9 e 7 anos respectivamente, viram Maria juntos em seis ocasiões. Os dois menores morreram santamente poucos anos depois. Lucia é freira carmelita e continua viva, dividindo com o Papa João Paulo II o Terceiro Segredo de Fátima.

A imagem de Nossa Senhora, na Capelinha das Aparições, em Fátima
Capelinha das aparições de N.S de Fátima

A Capela das Aparições fica à esquerda do Santuário e está sempre cheia de fiéis. A imagem de Nossa Senhora foi colocada no exato local onde ela teria aparecido em 1917. No alto, mais ao centro, foi construída uma igreja onde estão os corpos dos irmãos pastores Jacinta e Francisco. As duas crianças já foram proclamadas beatas pelo Papa João Paulo II, um dos passos para que se tornem santos. Ao lado do túmulo de Jacinta, há outro vazio. Provavelmente deve receber o corpo de Lucia.
Igreja de N.S de Fátima - Fátima - PT

Entrada do Santuário de Fátima - Portugal




Imagem do Santuário de Fátima
Capelinha das aparições
Imagem das Aparições em Fátima - PT

As aparições da Virgem Maria a Bernardete Soubirous ainda não tinham sido plenamente reconhecidas pela Igreja, quando ocorreram as aparições em Fátima, Portugal, um fenômeno que segundo o teólogo Michael O’Carrol, “tocaria a Igreja, no grau de papado, mais do que qualquer outro de sua espécie”. Houve um interesse extraordinário, demonstrado não só por uma sucessão dos Sumo Pontífices, como também por milhões de estudiosos, católicos ou não, do mundo inteiro. Os “três segredos”, que a vidente Lúcia dos Santos recebeu da Virgem, receberam especial atenção.

Igrejas ...Diferencial na arquitetura e estilo!

Catedral de Brasília - Brasil

Construção moderna, de Oscar Niemeyer um dos arquitetos mais importantes da atualidade. Tem uma área circular de 70 m de diâmetro da qual se elevam 16 colunas de concreto, que pesam 90 toneladas. A inauguração de fato foi em 1970, já com os vitrais na parte externa. Na área interna, esculturas de 3 anjos suspensos por cabos de aço. O altar foi doado pelo Papa Paulo VI.

Panagia Paraportiani - Mykonos - Grécia



A Igreja de Paraportianí fica em MyKonos, na Grécia. Seu nome significa "portão secundário" porque foi construída no local de um dos portões das paredes de pedra medievais. Sua construção foi iniciada em 1425.


Catedral do Rio de Janeiro - Brasil

Construída entre 1964 e 1979. Estilo moderno, formato cônico, com 96 m de diâmetro interno. O projeto e a execução foram coordenados pelo Monsenhor Ivo Antonio Calliari. Sua beleza está nos vitrais coloridos. Abriga um acervo de grande valor histórico, cultural e religioso.
Igreja  Loreto - Praga

Lado Leste - igreja do Loreto - Praga


Detalhe da Igreja do Loreto


Loreto é o nome de um dos edifícios de estilo barroco mais importantes da cidade. Esse palacete, que data dos séculos XVII e XVIII, está dedicado à Virgem. Na fachada principal do edifício, se encontra um impressionante campanário, composto por 27 sinos que, a cada hora completa, interpretam uma antiga canção dedicada à Virgem.

Basílica da Sagrada Família - barcelona na Espanha


  A construção começou em 1882. Antoni Gaudí trabalhou no projeto por 40 anos. A altura das torres é de 170m.


Igreja do Menino Jesus de Praga - Rep. Checa

Igreja de Nossa S. de Tyn - Praga - Rep. Checa

Catedral Católica Ucraniana de São José

Catedral Católica Ucraniana de São José
Catedral Católica Ucraniana de São José em Chicago. Suas cúpulas douradas simbolizam os doze apóstolos e Jesus Cristo. Foi concluída em 1956. O interior é inteiramente decorado em estilo bizantino.

 Catedral de Milão -  Itália

A construção iniciou em 1386 e levou 200 anos para ser concluída.Uma imensa construção gótica de mármore branco, com 1.577m de comprimento, acomoda até 40.000 pessoas no seu interior.


Localizada em um nicho natural de pedra sobre as casas, na cidade de Idar, Oberstein, na Alemanha. Foi construída entre 1482 e 1484


Catedral de Nossa Senhora da Glória

Maringá - Paraná - Brasil

Arquitetura moderna e arrojada, idealizada por D.jaime Luiz Coelho e projetada pelo arquiteto José Augusto Bellucci, inspirado no satélite Sputnik. O cone possui uma altura externa de 114 m, sustentando uma cruz de 10 m. Tem capacidade para abrigar 4.700 pessoas.

Catedral de S.Basílio

Localizada na Praça Vermelha em Moscou. Dizem que ao ser concluída no século XVI, o Czar Ivã ordenou que cegassem o arquiteto responsável para que nunca mais se pudesse ver algo comparável.

Igreja de St.George - Lalibela, na Etiópia. Foi construída na pedra em forma de uma cruz.

Capela dos Ossos - Évora - PT



Está na Igreja de São Francisco, em Évora, Portugal. Construída no século XVII por iniciativa de três monges para transmitir a mensagem da transitoriedade da vida. Suas paredes e oito pilares são decorados com ossos e crânios ligados por um cimento pardo.

Capela de S.Quirino

Construída numa ladeira, em Luxemburgo. A construção é de 1355. Numa época anterior, o local foi usado para o culto pagão. Fica próxima a uma fonte rochosa, cuja água tem efeitos milagrosos, principalmente para doenças dos olhos. 


Igreja do Jubileu, Roma, Itália.

Projetada em 1996, pelo arquiteto Richard Meier. As paredes são de cimento especial com dióxido de titânio que ajuda na despoluição do ar.



Catedral de Nossa Senhora de Las Lajas -  Ipiales - Colômbia.

Construída entre 1916 e 1949 sobre dois arcos, no rio Canyon Guaitara. É considerada uma das maravilhas da Colômbia.

Igreja de Santo Agostinho - Paoay, Filipinas

Construída entre 1704 e 1894. Influência oriental e barroca. À prova de terremotos, com paredes de 1,67m de espessura.



Göreme, cidade da Capadócia,Turquia.

Igreja rupestre, escavada na rocha (rocha macia derivada de larva) Existem mais de 100 construções semelhantes na região.

Igreja Rústica - Belgrado, Sérvia.

É uma pequena capela com lustres feitos de cápsulas de balas e espadas.  Localizada ao longo da fortaleza kalemegdan em Belgrado, Sérvia. O espaço já foi usado pelos turcos como armazém de pólvora por mais de cem anos. Foi reconstruída em 1920.


Igreja Vikings

Nas localidades de Torpo e Borgund, na Noruega, existem duas unidades dessas igrejas, em madeira-Stawekirks (igrejas Vikings). São de tamanho reduzido e a de Borgund data de 1180 e é considerada um dos símbolos da Noruega.

Igreja luterana em Reykjavik, Islândia.

Levou 38 anos para ser construída. Leva o nome do padre e poeta islandês Allgrímur Pétursson. Com 74,5m de altura, é a quarta estrutura arquitetônica da Islândia.



Igreja de São Matias - Budapeste - Hungria




Capela de Notre-Dame-Du-Haut de Ronchamp


Capela Notre-Dame-du-Haut de Ronchamp. Projetada pelo arquiteto Le Corbusier, considerado um dos mais importantes do século XX. As janelas nas paredes espessas e curvas deixam entrar uma luz fraca e indireta. A igreja anterior foi destruída na segunda guerra mas uma parte das ruínas foi utilizada pelo arquiteto.


Templo Romano da Divina Évora - PT