terça-feira, 29 de maio de 2012

Caraúbas RN, ...a história...as atrações...o lazer...a cultura...

A História...O ponto de partida...O hoje...


Vista panorâmica da cidade de Caraúbas RN
Em território habitado pelos índios Potiguares, em fins do século XVII, Baltazar Nogueira, filho de Manoel Nogueira, fundador do município de Apodi  estabeleceu uma fazenda de gado às margens da lagoa do Apanha-Peixe e construiu, para se defender dos prováveis ataques indígenas, uma casa forte, porém sem êxito. Durante uma viagem sua a Pernambuco os índios invadiram a fazenda, saquearam e queimaram a casa.
 Imagem atual do "riacho das caraúbas",
 local em que se iniciou o povoamento da "cidade" e que deu nome ao nosso município.
Localização de Caraúbas
Localização de Caraúbas RN no Mapa do Estado
Caraúbas (Rio Grande do Norte) está localizado em: Brasil
Localização de Caraúbas RN no Mapa do Brasil
INFORMAÇÕES TERRITORIAIS (FONTE - Wikipédia)

Área1 095,001 km² (RN: 7º)[3]
População19 582 hab. (RN: 28º) – IBGE/2010[4]
Densidade17,88 hab./km²
Altitude144 m
ClimaQuente (informação de autoria do blog)
Fuso horárioUTC−3

[Jara1655[5].jpg]
Pórtico da entrada principal de Caraúbas RN
Posteriormente o fidalgo português, Tenente-General Francisco de Souza Falcão, vindo de Pernambuco com sua família e dois sobrinhos de sua esposa, fundou uma fazenda em Cachoeira, na sesmaria do mesmo nome comprada a Félix da Cruz. Pouco tempo depois da chegada da família pernambucana, a filha de Souza Falcão, a jovem Ana, casou-se com seu primo Leandro Bezerra da Cunha Cavalcante. Depois do casamento, Leandro fundou, por ordem de seu sogro  uma fazenda  localizada nas proximidades do riacho bem perto de um bosque de caraubeiras. Corria então o ano de 1780.
Caraúbas - 144 anos de existência
O distrito Caraúbas foi criado pela Lei  n° 250, de 23 de Março de 1852 e elevado à freguesia pela Lei 408, de 1 de setembro de 1858. Em 5 de Março de 1868, através da Lei 601, Caraúbas desmembrou-se de Apodi e tornou-se município do Rio Grande do Norte.
Rua do Centro da Cidade
FORUM de Caraúbas RN -  Foi instalado no ano de 1994, sendo denominado de Advogado Teotônio Neves de Brito, recebeu este nome como uma Homenagem dos Caraubenses ao saudoso Teotônio Neves de Brito que foi comerciante, funcionário da Prefeitura Municipal, Professor da Escola Estadual Sebastião Gurgel e Advogado, sempre prestando bons serviços ao nosso Município. 


Igreja em Caraúbas e as manifestações religiosas

 Igreja de São Sebastião

São Sebastião percorrendo as ruas da cidade em procissão
20 de Janeiro



Capelinha de Nossa Senhora de Fátima Padroeira do Bairro Sebastião Maltez

N. S. de Fátima

Capela de Santo Antonio - Leandro Bezerra - Caraúbas RN

Santo Antonio Padroeiro de Bairro Leandro Bezerra
A comunidade do bairro mais populoso de Caraúbas RN - Leandro Bezerra, comemora a sua festa religiosa católica no período de 1º a 13 de junho, que tem como padroeiro Santo Antonio de Pádua.
A comunidade católica celebrará o seu Padroeiro com uma vasta programação religiosa, que acontece na Capela de Santo Antônio de Pádua, que completa 44 anos.


Igreja da comunidade de Mariana

Mercado Central de Caraúbas com o Marco Centenário

Nova Praça Reinaldo Fernandes no centro da cidade

Casa da Cultura Manoel do Violão
A evolução da casa da CulturaA estação de Caraúbas foi inaugurada em 1929 como ponta da linha Porto Franco-Caraúbas. Somente em 1936 a linha foi prolongada até MineiroOs trens no ramal aparecem com trens de passageiros nos guias até 1979, mas é possível que eles tenham andado de fato alguns anos mais. No final da década de 1980 já estava em mau estado (ver foto ao pé da página) e depois chegou às ruínas, até ser recentemente reformada (2007) pela Prefeitura local e transformada na Casa de Cultura Popular "Manoel do Violão". (Adriano Perazzo, 07/2006). "Em 1927, os trilhos da ferrovia chegavam a São Sebastião (hoje Dix-Sept Rosado), viabilizando a exploração de uma das maiores jazidas de gipsita do Brasil. No dia 30 de setembro de 1929 foi entregue o trecho de Caraúbas e, em 1936, o de Mineiro" (Tomislav R. Femenick, "Havia duas, não há nenhuma e estamos fora", Jornal de Hoje, Natal, RN, 24/11/2003). Fonte: www.estaçoesferroviarias.com.br.


Casa do Sabe Muito
A fazenda Sabe Muito, além do nome curioso, está envolta em uma série de histórias que impressiona os visitantes do local. A casa da propriedade, encravada no alto da colina, foi construída em 1868. A importância da construção está sendo reconhecida através de processo de tombamento em nível estadual. 
A residência foi erguida com proporções muito grandes em função de uma aposta feita por João Magno de Oliveira Pinto com o irmão dele Cândido Gurgel. Cândido desafiou João Magno que resolveu construir a casa. 
A história sobre o nome da fazenda que chegou até os dias de hoje dá conta de um índio da região que gostava de dizer "Nós sabe o mundo", por conta das adaptações da língua, o local ficou conhecido como Sabe Muito
A casa da fazenda Sabe Muito está em processo de tombamento pela Fundação José Augusto. Atualmente está na secretaria de Educação onde existe o Conselho de Cultura.


COMO CHEGAR:O acesso se dá pela RN-233, que liga Apodi a Caraúbas. Saindo da cidade de Caraúbas, cerca de 20 quilômetros



Riacho do Sabe Muito
Parque Saia Rodada Show
Potão de entrada do  Parque "Saia Rodada Parque Show"
Caraúbas RN     
Visitar Caraúbas no ultimo fim de semana do mês de maio, é uma oportunidade de conhecer uma das maiores vaquejadas da regão Oeste do Rio Grande do Norte. Participam desse evento  vaqueiros de vários 
estados do Nordeste e de outras regiões do país.
Arena de corridas dos Cavalos
As disputas das duplas de vaqueiros na derrubada dos bois, acontecem durante todo o dia, e entra pela noite, chegando até o dia amanehcer na última noite...vence quem derrubar mais bois!
   
Arena do Saia Rodada Parque Show  - Caraúbas RN  
           

Durante o fim de semana na vaquejada, as noites são bem animadas para os amantes do forró, que vai até o dia amanhecer, com as melhores bandas da região.

Hotel Olho D'água Park Show 
Portão de Acesso
Corredor de acesso ao restaurante e piscina
Área de Lazer

Escolas e Universidade em Caraúbas RN
Polo da UERN...Caraúbas RN

UERN Caraúbas RN

UFERSA Caraúbas N.
Caraúbas, hoje conta com um polo da UERN, oferecendo os cursos de pedagogia, geografia e administração de empresas, facilitando a inclusão ao ensino universitário aos caraubenses e estudantes de outras regiões. Conta também com uma universidade federal - UFERSA, oferecendo diversos cursos, sendo que está funcionando na escola Antonio Carlos e Lourenço Gurgel, enquanto o prédio próprio é construído, já em andamento.
Escola Estadual Antonio Carlos

A Escola Estadual Antonio Carlos se destaca das demais por ter conquistado o prêmio gestão escolar 2010, sendo um incentivo as demais escolas do estado, para seguirem o modelo de ensino.
Escola Est. Sebastião Gurgel

 Escola Est. Prof. Lourenço Gurgel

Manifestação pela paz, E.E. Lourenço Gurgel

Inst. Nossa S. do Perpetuo Socorro
Colégio Exito

Agência do INSS inaugurada em 2012
A Agência do INSS chega a Caraúbas num esforço conjunto das lideranças do município com o proposito de trazer melhoria na qualidade de vida dos caraubenses que precisam dos serviços da Previdência Social para requererem seus benefícios e aposentadorias, sem precisar se deslocarem para Mossoró RN.

Saúde e Bem Estar em Caraúbas RN
Hospital de Caraúbas RN - "É amigo da Criança"
O Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva é uma unidade de saúde pública estadual de referência para as urgências e emergências. Há 15 anos é "Hospital Amigo da Criança", por desenvolver com sucesso os 10 Passos para o sucesso da Amamentação Exclusiva.
O serviço de saúde que cuida da parte preventiva é desenvolvido nas Unidades Básicas, sendo 4 na cidade e 4 na zona rural, com médicos, enfermeiros, odontólogos e agentes de saúde.

CAPS de Caraúbas RN
O Centro de Atenção Psicossocial em Caraúbas cuida da saúde mental das pessoas com atendimento de psiquiatria, psicologia, terapia ocupacional, psicopedagogia, fisioterapia, prestando assistência humanizada e bem estar.
CEO em Caraúbas RN
O Centro de Especialidade Odontológica atende as situaçoes especificas em saúde bucal, garantindo a qualidade de vida das pessoas que dele necessitem, sendo um direito garantido de acordo com ademanda apresentada...é o Brasil Sorridente em Caraúbas que vem se destacando na atenção a saúde bucal sendo o município com melhor indíce de atuação no estado do RN.

Manifestações Sociocultural 
Desfile Cívico

Alegorias das Escolas

Palco Cívico - Independência do Brasil

Arraiá Junino


A Prefeitura Municipal de Caraúbas RN, em parceria com a Secretaria de Educação e  Saúde, Escolas e outras entidades, promovem a festa junina, com desfiles de carraços, quadrilhas e casamento matuto, anualmente, e vem atraindo pessoas de cidades vizinhas para prestigiar e concorrer ao concurso de quadrilhas, com premiações.

Retreta Cultural
SAM_5676
A Retreta Cultural é um Projeto Cultural idelizado pelo senhor Cassiano Fernandes sendo gerida e executada por uma equipe de pessoas da cidade, com a participação de parcerias, como a Banda de Música da cidade, tendo sempre a participação de artistas locais, como o Grupo Dancart e o sanfoneiro Caçula Benevides.

Trata-se de uma atração cultural, transmitida ao vivo pela Rádio Liderança FM, reúne muitas pesoas para assistirem ao vivo os parceiros que encantam com a variedade de música predominando o forró, sob a apresentação do Sr Tadeu Benevides - Coroné Laranjeira. Essa atração foi desenvolvida ha´alguns anos atras, e atualmente retornou e promete ser um ponto de encontro da cultura local, para os amantes do forró, cordel e outros estilos musicais.
Ações Sustentabilidade...Meio Ambiente



Objetos feitos do com material reciclável
A Associação Caraubense de Reciclagem Serviços e Educação Ambiental, Surgiu através do incentivo da ACREVI-Mossoró(RN) e a vontade de um grupo de pessoas idealizadoras, visando a necessidade de gerar emprego e renda com a coleta seletiva de lixo urbano dando oportunidade de trabalho a diversas famílias e também poder contribuir com a cultura e o meio ambiente.

sábado, 26 de maio de 2012

ZARAGOZA....ESPANHA

MADRID- ESPANHA

Madrid - Capital da Espanha
Capital espanhola desde 1561, Madri reflete com clareza as mudanças ocorridas na Espanha nas últimas quatro décadas, especialmente depois de seu ingresso na União Europeia, em 1986. Com localização estratégica, no centro geográfico do país, é a maior cidade da Espanha e está entre as quatro metrópoles da Europa com maior fluxo de turistas. Tem 3,3 milhões de habitantes e recebe, anualmente, mais de 7 milhões de visitantes, que buscam suas inúmeras atrações culturais e de lazer e se deleitam com o estilo de vida madrileno.
Madrid - é a capital e a maior cidade da Espanha, tal como o município de Madrid. A cidade foi edificada junto às margens do Rio Manzanares, no centro do país. Devido à sua localização geográfica e histórica, é juntamente com Lisboa o centro financeiro e político da Península Iberica.


Linda Madrid
Madrid é uma das mais belas e agitadas capitais da Europa. Situada na região central da Espanha, cercada por terras áridas, Madri é a capital de maior altitude na Europa. Foi fundada pelos árabes como uma fortaleza, assim permanecendo até que Afonso VI a ocupou, em 1083. Felipe II fez dela a capital da corte em 1561. Desde então a cidade floresceu, tornando-se vibrante, dinâmica, moderna sem deixar de preservar seu patrimônio histórico e cultural.
Madrid Chuvosa - Linda



Dinâmica e moderna, percorrer as ruas desta cidade é descobrir em cada recanto, atrativos e prazeres diferentes. Sua arquitetura é notável, com prédios e monumentos imponentes espalhados por toda a cidade. São imperdíveis; a Ópera, a Plaza Mayor, o Palácio Real, e o Museu do Prado. Os elegantes madrilenhos são muito orgulhosos de sua encantadora cidade. Nenhuma outra metrópole abriu suas portas para a Europa moderna como Madri após o rei Juan Carlos subir ao trono, em 1975. O monarca tem a seu crédito o fato de ter administrado a transição da ditadura à democracia.

Puerta Alcalá

Banhada pelo rio Manzanares, repleta de museus importantes e com agitada vida noturna, a cidade exibe a cada momento uma combinação harmoniosa de tradição e modernidade que não decepciona quem a visita. Durante o dia, um passeio a pé pelo centro histórico, a partir da Plaza Mayor, dá a primeira visão da grandiosidade da capital, que se diversifica em avenidas como o Paseo de la Castellana, o Paseo del Prado e o Paseo de Recoletos, que ligam a cidade de norte a sul, ou na larga e importante Gran Vía, com muitas lojas, cinemas e teatros. À noite, o movimento segue madrugada adentro em áreas como as imediações da Plaza del Ángel, com seus restaurantes e bares de tapas que parecem não fechar nunca, assim como a própria Madri.
Praça Maior

A cidade de Madrid, além da capital e sede da Casa Real, das instituições políticas e administrativas do Estado espanhol e do Arcebispado católico, é um centro de grande importância comercial, financeira e cultural a nível nacional e internacional. Em Madrid encontram-se cinco universidades públicas, numerosos teatros, museus e exposições.

Palácio Real



O Teatro Espanhol apresenta todos os tipos de arte, seja tradicional ou contemporânea. A maioria dos "clubs" fica em Castellana, que é o ponto de encontro dos boêmios. Flamenco e o antigo teatro espanhol podem ser encontrados na "Casa del Pueblo", nos subúrbios.

Plaza Mayor, construída por Felipe V e considerada a mais bela de toda a Espanha e uma das praças mais espetaculares e maiores da Europa, onde foi cena dos ‘autos-de-fe’ (queimação pública), execuções, casamentos reais, danças e touradas. Hoje em dia é bem mais calma, porém ainda lugar onde feiras, bazares e shows ao vivo podem ser encontrados. É um ótimo lugar para descansar enquanto a procura de bares que se tornam cavernas sob a praça. pode-se degustar uma excelente sangria ou uma paeja ao ar livre.



Palácio de Cristal - Madrid

Puerta Del Sol
Parque Del Retiro

Jardins de Sabatini